Trump volta a reclamar dos juros nos EUA e diz que Powell é 'extremamente incompetente'

Presidente ainda defendeu que o crescimento do mercado de ações desde sua eleição está impulsionando a economia americana e repercutiu a queda na aprovação de seu governo, após a divulgação de pesquisas

19/11/2025 às 15:12 atualizado por Isabella Pugliese Vellani - Estadão
Siga-nos no Google News

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, é "extremamente incompetente" e alegou que o chefe da instituição monetária deve "ter problemas mentais", em discurso no Fórum de Investimentos EUA-Arábia Saudita nesta quarta-feira, 19. O republicano voltou a mencionar sua vontade de demitir Powell e pediu ao secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, para "resolver a situação".

 

"As taxas de juros estão muito altas", disse o presidente dos EUA, pouco após sugerir que Powell é mentiroso.

 

Trump ainda defendeu que o crescimento do mercado de ações desde sua eleição está impulsionando a economia americana e repercutiu a queda na aprovação de seu governo, após a divulgação de pesquisas.

 

Segundo ele, no entanto, a aprovação de sua administração cresceu "entre as pessoas inteligentes".

 

O presidente americano ainda afirmou que foram firmados acordos e vendas entre dezenas de empresas no valor de US$ 270 bilhões no fórum, sem fornecer detalhes, e que os EUA e a Arábia Saudita estão aderindo à infraestrutura de gás natural liquefeito (GNL).

 

Também em questões corporativas, ele parabenizou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, pelo "trabalho incrível". "Se Jensen está feliz, eu estou feliz", acrescentou.

 

Na ponta geopolítica, Trump reafirmou que está "decepcionado" com o homólogo russo, Vladimir Putin, diante da continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia.