Abate de bovinos em fevereiro apresenta queda de 19% no MT, aponta Imea
Cenário está relacionado com escassez de animais prontos para o abate
Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), o abate total de bovinos em Mato Grosso registrou queda em fevereiro/22 ante a janeiro/22 de aproximadamente 19%, de acordo com relatório divulgado ontem (14) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Apesar da demanda aquecida, o principal fator balizador para esse movimento foi a escassez de animais prontos para o abate, com a engorda ainda sendo finalizada nos pastos.
Vale destacar que a categoria com o maior declínio na oferta foi a de machos, que fechou o mês de fevereiro/22 com o volume total de 183,62 mil cabeças abatidas, recuo considerável de 27% ante o mês passado, quando foi registrado o abate de 250,23 mil animais.
Em paralelo, a categoria das fêmeas também apresentou queda, porém menor, de 9% no mesmo comparativo e totalizou 348,32 mil cabeças.
Para o mês de março/22 há um número maior de lotes sendo entregues, visto que a engorda nos pastos iniciou mais cedo em 2021.
Com informações do Imea
Foto de capa: Wenderson Araujo / Trilux / Sistema CNA Senar