Agricultores familiares do RS podem sacar o 'SOS Estiagem'
Benefício será concedido em parcela única de R$ 1 mil
Agricultores familiares do rio grande do sul já podem sacar o "SOS Estiagem". O benefício, concedido em parcela única de mil reais, é destinado às famílias que moram em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública devido à estiagem que ocorreu entre dezembro do ano passado e março deste ano.
Para ter acesso ao recurso, o solicitante deve possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) ativa em 1º de fevereiro de 2022 e renda bruta anual de até cem mil reais.
Se preferir, o produtor pode consultar se está apto a receber o auxílio no site do SOS Estiagem, utilizando o número de CPF.
O calendário de pagamento seguirá a ordem alfabética da primeira letra do nome do beneficiário:
- 16 de novembro – Letras A e B
- 17 de novembro – Letras C e D
- 18 de novembro – Letras E, F e G
- 21 de novembro – Letras H, I e J
- 22 de novembro – Letras K, L e M
- 23 de novembro – Letras N, O, P e Q
- 24 de novembro – Letras R, S, T e U
- 25 de novembro – Letras V, W, X, Y e Z
Saque
Para sacar o auxílio, o beneficiário deve ir até uma agência do Banrisul, conforme o cronograma indicado pela letra do nome. Na agência deverá apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem.
Os beneficiários terão o prazo de até 80 dias para sacar o recurso. Se após esse prazo o saque não for realizado, os valores remanescentes retornarão ao estado.
O auxílio de R$ 1 mil será pago a apenas um indivíduo do mesmo núcleo familiar. O valor deverá destinar-se, preferencialmente, para a aquisição de alimentos e outros gêneros de primeira necessidade, para sementes e insumos agrícolas e para alimentação animal.
Com informações da Secretaria de Agricultura do RS
Foto de capa: Mapa