Nova frente fria provoca chuva intensa em várias regiões neste sábado
Instabilidades avançam pelo Sul e mantêm alerta para temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte
Neste sábado, uma nova frente fria avança pela costa da Região Sul do Brasil, favorecendo a formação de áreas de instabilidade em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do Paraná. O maior destaque segue para o território gaúcho que, após uma sequência de dias com calor intenso e tempo firme, volta a registrar pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade ou até mesmo na forma de temporais, especialmente na metade norte do estado.
No Sudeste, a frente fria associada a um ciclone permanece posicionada sobre o oceano, na altura do Rio de Janeiro. Esse sistema reforça o escoamento de ventos em baixos níveis da atmosfera, transportando calor e, principalmente, umidade das regiões tropicais para o Sudeste. Com isso, o tempo segue bastante instável em praticamente todo o estado de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com alerta para temporais mais intensos, sobretudo no período da tarde, podendo causar novos transtornos. Apenas a metade norte, nordeste e leste de Minas Gerais, além de pontos do Espírito Santo, devem registrar períodos de tempo mais aberto ao longo do dia.
Na Região Centro-Oeste, a chuva continua presente em quase todos os estados, com maior destaque para Mato Grosso, além de boa parte de Goiás e do Distrito Federal. Já em Mato Grosso do Sul, as instabilidades se concentram principalmente na metade norte, enquanto as demais áreas registram apenas pancadas isoladas.
No Nordeste, os temporais seguem persistentes, principalmente no interior da região, que vem registrando chuva desde a última sexta-feira. As pancadas podem ocorrer com forte intensidade em áreas do norte da Bahia, pontos de Pernambuco, Paraíba, além de regiões do Maranhão, Piauí e Ceará.
Enquanto isso, na Região Norte, a chuva continua predominando na maior parte dos estados. Roraima é a exceção, com tempo mais aberto. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo bastante instável, com chuva frequente.
Informações: ClimaTempo



