Analista de meteorologia aponta queda nas chuvas em MT
Gráfico aponta queda em relação aos últimos dez anos
Em Mato Grosso (MT) alguns produtores precisaram replantar soja e a produtividade pode ser impactada. De acordo com o analista de meteorologia da Geosys, Felippe Reis, na região central do estado as chuvas melhoraram nos últimos dias, em especial no último final de semana na qual as chuvas foram pouco maiores que 15 mm. A previsão é que para os próximos dias as chuvas continuem.
Caso o cenário seja concretizado, a umidade do solo pode ser beneficiada. “As chuvas de dezembro serão importantes e determinantes para a produção de soja no estado”.
Comparativo com anos anteriores
No gráfico, fica evidenciado o acumulado mensal de chuvas entre os meses de janeiro a dezembro. “A barra cinza corresponde à média dos últimos 10 anos, já as barras preta, vermelha, verde e amarela correspondem aos anos de 2020, 2019, 2018 e 2017, respectivamente. No comparativo, observa-se que em 2020 apenas em fevereiro as chuvas ficaram acima da média, enquanto os demais meses o volume de chuvas ficou abaixo do esperado para o mês, fato este que resultou no atraso da semeadura da soja (devido a baixa precipitação em setembro e outubro, principalmente). Em dezembro, no entanto, as chuvas melhoraram”.
Na imagem destaca-se a precipitação acumulada em dezembro. A barra cinza corresponde à média dos últimos 10 anos. A preta, vermelha, verde e amarela aos anos de 2020,2019,2018 e 2017, respectivamente. “Apesar da melhora do volume de chuvas, a quantidade ainda está abaixo dos últimos anos e da média (considerando o mesmo período). Porém, a melhora do volume de chuvas traz um certo alívio. É preciso que continue chovendo para que tenhamos uma produção boa. A previsão aponta boas chuvas, entretanto a previsão meteorológica se trata de probabilidade e não de certeza. Com isso, é importante acompanhar os próximos dias, pois, caso haja baixo volume de chuvas, a produtividade pode ser revista para baixo novamente”.