Frente fria avança pelo litoral e mantém alerta de chuva intensa neste domingo
Instabilidades se reforçam no Sudeste e espalham temporais por outras regiões do país
Neste domingo, a frente fria segue se deslocando pela costa do Brasil e alcança a altura da Região Sudeste, reforçando as instabilidades e mantendo o tempo chuvoso em diversas áreas do país.
No Sudeste, a chuva mais persistente e com alerta para volumes elevados se concentra em boa parte do estado de São Paulo, principalmente na faixa leste e no litoral paulista. A região segue em atenção para possíveis transtornos, com destaque entre a Baixada Santista e o Litoral Norte, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 milímetros, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos. Também há previsão de chuva no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e em pontos do estado do Rio de Janeiro.
Na Região Sul, as instabilidades ainda atuam sobre áreas do norte do Rio Grande do Sul, além de todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. Santa Catarina e o Paraná permanecem em alerta para a ocorrência de temporais e episódios de chuva mais intensa ao longo do dia.
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ganham força e se espalham por praticamente todos os estados da região. Esse cenário é favorecido pela manutenção do corredor de umidade, impulsionado pelo deslocamento da frente fria próxima à costa do Sudeste. Apesar de o sistema não avançar de forma continental, sua presença mantém a atmosfera bastante instável, com temporais mais intensos durante a tarde, que podem causar transtornos pontuais.
No Nordeste, a chuva continua abrangendo grande parte da região. Há destaque para o oeste de Pernambuco, áreas do Piauí e o norte da Bahia, onde os episódios podem ser mais intensos. As instabilidades no litoral norte são influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), enquanto no interior nordestino a chuva é reforçada pela presença de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera.
Já na Região Norte, os temporais seguem frequentes em áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre. Em Roraima, a chuva ocorre de forma isolada, concentrada no extremo sul do estado. No Amapá, a atuação da ZCIT mantém o tempo bastante instável, com pancadas que ganham força ao longo do dia.
Informações: ClimaTempo



