Árabes aumentam em 14% compra de carne produzida no Brasil
Egito e Emirados Árabes estão entre os cinco países maiores compradores
Os Emirados Árabes Unidos aumentaram em 14% as compras de carne bovina do Brasil, de janeiro a setembro deste ano em relação aos mesmos meses de 2020, de acordo com dados da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos). O total importado chegou a 33,9 mil toneladas.
Segundo a Cacex (Carteira de Comércio Exterior), subordinada ao Ministério da Economia, o país é o sexto maior destino do produto brasileiro no exterior no período.
O Egito também faz parte da lista dos seis maiores compradores da carne bovina do Brasil no exterior. De janeiro a setembro, o país foi o quarto destino do produto em volume, com compras de 47,4 mil toneladas.
O volume, porém, contém queda de 53,2% em aquisições pelo Egito, que foram de 101,4 mil toneladas nos primeiros nove meses do ano passado.
O Brasil acumula, neste ano, um aumento de 2,84% em volume de vendas sobre o mesmo período de 2020, atingindo 1,5 milhão de toneladas, e 22% em receita, para US$ 7,4 bilhões. Os dados incluem produto in natura e processado.
Mesmo com a suspensão de compra de carne brasileira, desde setembro, a China se manteve como o maior destino do produto nacional de janeiro a setembro.
Foto de capa: Divulgação/Anba