Baixa umidade do ar ameaça lavouras em desenvolvimento nesta terça-feira
Temperaturas seguem elevadas entre Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba
A previsão indica tempo estável em praticamente todo o Brasil ao longo desta terça-feira (22). O destaque fica para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e a área do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde o cenário deve ser favorável para os trabalhos em campo e os tratos culturais. No entanto, as temperaturas seguem mais elevadas no Brasil Central, e a umidade relativa do ar entra em estado de atenção, com índices abaixo de 30%. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a hidratação dos animais.
Em Goiás, lavouras de trigo de sequeiro que se encontram na fase reprodutiva podem sofrer com restrição hídrica, devido ao solo mais seco e à ausência de chuvas.
No Sul do país, o tempo firme também deve predominar. O sol aparece entre algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. Essas condições devem favorecer a finalização da semeadura do trigo no Rio Grande do Sul. As temperaturas ficam mais baixas ao amanhecer, com risco de geada nas serras gaúcha e catarinense.
Já no centro-norte do país, entre a Bahia e Pernambuco, o predomínio do sol deve beneficiar a colheita do milho segunda safra. Por outro lado, há risco de temporais entre o Amazonas e o estado de Roraima.
Fonte: Climatempo