Brasil e Japão estreitam laços no setor agropecuário em reunião entre ministros
O encontro entre os ministros Carlos Fávaro e Taku Eto resultou em avanços significativos nas exportações brasileiras e em novas parcerias para a sustentabilidade no setor agropecuário
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto, se reuniram para discutir a ampliação do comércio bilateral e cooperação. Durante o encontro, Eto anunciou a aprovação da regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a gripe aviária, permitindo que as restrições à exportação de carne de frango e ovos se apliquem apenas aos municípios com focos da doença, e não mais ao estado inteiro.
Fávaro destacou que a medida traz mais segurança e previsibilidade para as exportações de carne de frango brasileira para o Japão, beneficiando produtores. O Brasil lidera as exportações globais de frango, com 35% de participação no mercado.
Na reunião, foi confirmada a visita de especialistas japoneses em saúde animal ao Brasil, um passo importante para abrir o mercado japonês à carne bovina brasileira e ampliar o acesso da carne suína, hoje restrito ao Paraná.
Os ministros também assinaram uma carta de intenções para a recuperação de pastagens degradadas no Brasil, no âmbito do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD). O acordo prevê projetos conjuntos para aumentar a produtividade e sustentabilidade, com o uso de solos e bioestimulantes fornecidos por parcerias público-privadas dos dois países. “Com foco na recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens, nosso programa visa dobrar a produção sem precisar derrubar uma árvore sequer no Cerrado ou na floresta”, pontuou Fávaro.
A parceria entre os dois países fortalece a segurança alimentar global e promove a sustentabilidade na produção agropecuária.
Informações: Ministério da Agricultura e Pecuária