Cenário atual requer cautela
Produtor precisa medir todos os custos e ficar de olho na movimentação da economia
Covid -19
Com a situação atual do Covide–19, como está reagindo a cadeia produtiva da carne bovina brasileira, frente a pandemia? O vírus teve o seu primeiro caso na China e alastrou pelo mundo trazendo várias implicações para economia, inclusive brasileira. Para saber do assunto, conversamos com o pesquisador da Embrapa gado de corte, Guilherme Malafaia. De acordo com o pesquisador, primeiro é necessário entender o que está acontecendo ao redor do mundo, dado a restrição de mobilidade, com o isolamento social, as pessoas deixaram de fazer suas refeições em restaurantes, refeitórios, fast foods, passando a fazer as refeições em casa.
O pesquisador ainda menciona que por conta da pandemia, houve um esvaziamento de estoques nos supermercados, o que torna necessário a reposição de produtos. Neste caso deve, acontecer uma movimentação dos setores amontante da cadeia, mexendo com o setor da indústria e produção.
Guilherme ainda orienta, que mesmo com o poder de negociação, o produtor rural, precisa se planejar e fazer fluxo de caixa, isso porque as vezes segurar o rebanho na fazenda, para ter um lucro maior, nem sempre funciona, até porque os animais estarão gerando gastos.
Para ele é necessário, medir todos os custos, e ficar de olho na movimentação da economia. Então mediante ao cenário atual, pode-se concluir que será necessária cautela, uma vez que a economia mundial está oscilando e se percebe uma forte indecisão nos investimentos.