Chegada de frente fria muda o tempo em áreas produtoras do Sul
Na região Sudeste, a semana começa com redução das precipitações
AgroClima
A chegada de uma nova frente fria muda o tempo na terça-feira (16), em áreas do Rio Grande do Sul, com risco para pancadas de chuva com forte intensidade em todo estado gaúcho, oeste catarinense e do Paraná. Nas demais áreas o tempo é segue seco.
Na região Sudeste, após dias de muita chuva em áreas produtoras, a semana começa com redução das precipitações na região.
Em Minas Gerais, a chuvarada da última semana perde intensidade e o tempo agora segue firme na maior parte do estado nos próximos dias.
O tempo sem chuva é favorável para a finalização da colheita do trigo que agora segue na reta final em São Paulo.
No Centro-Oeste brasileiro, o índice de água disponível no solo segue alto em partes de Mato Grosso e Goiás por conta das últimas chuvas, o que tem dificultado os trabalhos de campo.
Na região Nordeste, os índices de água no solo estão elevados e próximos da saturação na Bahia, no Tocantins e no sul do Maranhão.
Enquanto em áreas mais ao sul da região estão com o solo encharcado e tiveram dias com temperatura mais amena, nas áreas do norte o tempo mais seco e as altas temperaturas vem sendo o grande destaque.
Esse cenário se mantém até a próxima semana, com temperaturas máximas próximas dos 40 graus entre o interior de Pernambuco e do Ceará.
Na região Norte, com a chegada de uma nova frente fria no começo da próxima quinzena, a tendência de um aumento da canalização de umidade vinda da região norte para as outras áreas do centro-oeste e do sudeste.
No Norte, os maiores volumes de chuva ficam concentrados entre áreas do Amazonas e do Pará, podendo chegar aos 70 milímetros acumulados até o próximo dia 22 de novembro.
No entanto, em áreas mais ao norte da região como no Amapá, o tempo deve ficar predominantemente seco e no norte do Pará as condições são de pancadas mais isoladas.
Confira mais informações no AgroClima:
Informações por Climatempo