Chuva dá trégua no Sul e favorece para finalização das semeaduras de soja e milho
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão na fase final da maioria dos plantios
Nesta quarta-feira (17) o tempo firme volta a predominar na região sulista do país. A atuação de uma área de alta pressão, associada a uma fraca massa de ar polar, garante sol e temperaturas mais amenas, especialmente no Rio Grande do Sul. Não faz frio intenso, mas o clima fica mais agradável após o calor intenso que os gaúchos estavam enfrentando nos últimos dias. Apenas o extremo norte do Paraná, próximo à divisa com São Paulo, pode registrar pancadas isoladas à tarde.
No Sudeste, a frente fria avança lentamente e fica de foma semi- estacionária, mantendo a atmosfera instável. Com muita umidade e calor, há formação de grandes áreas de instabilidade e chuva em vários momentos do dia. Atenção especial para o litoral de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro, onde a chuva persistente pode gerar acumulados elevados e transtornos para população urbana.
No Nordeste, a chuva continua sobre o Maranhão, Piauí e também atinge o sul do Pará, com pancadas isoladas, porém localmente fortes. Na região Norte, os temporais seguem espalhados, com destaque para Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Amapá, onde a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece volumes mais elevados de chuva.
Informações: Climatempo



