Chuva intensa no centro-oeste favorece para reposição de água no solo

Frente fria segue provocando volumes intensos em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Sul de Goiás

28/10/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta terça-feira (28) a frente fria segue provocando chuvas no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso, com possibilidade de raios, ventos fortes e temporais à tarde. Mesmo assim, o calor e o abafamento ganham destaque na região. Em Goiás, Distrito Federal e no leste do Mato Grosso, o sol predomina e o tempo fica seco. No Sudeste, o avanço da frente fria reforça as instabilidades em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, com risco de temporais. No Espírito Santo e nos vales mineiros, as pancadas são mais isoladas, enquanto o norte de Minas segue com tempo firme, calor intenso e baixa umidade relativa do ar.

No Rio Grande do Sul a presença de um cavado meteorológico mantém o céu com nuvens carregadas e com chuva variando de fraca a moderada intensidade principalmente entre o noroeste, planalto norte, vales, serra e litoral norte, enquanto nas demais áreas ocorrem apenas chuviscos isolados. Em Santa Catarina e Paraná, o alerta é maior: há risco de chuva forte, temporais, raios e rajadas de vento.

Na faixa norte do país, especialmente no Nordeste, os ventos marítimos mantêm a instabilidade entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte, enquanto o interior, sol predomina com calor intenso e ar seco. Já n a região nortista o calor e a alta umidade favorecem para fortes instabilidades em Amazonas, Acre e Rondônia, com chuva forte e risco de temporais.

 

Fonte: Climatempo