Chuva volumosa prejudica colheita da soja no Mato Grosso

Há risco de transtornos na região

05/03/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Áreas de instabilidade associadas à circulação dos ventos manterão a condição de chuva no Centro-Oeste ao longo desta quarta-feira (5). Todo o estado de Mato Grosso, o norte de Mato Grosso do Sul e o interior de Goiás podem registrar chuvas ao longo do dia, com alerta para temporais em Cuiabá. Já em Campo Grande e Distrito Federal, o tempo será mais ensolarado, com pouca chuva prevista. Em Goiás, há previsão de pancadas isoladas, especialmente à tarde.

A chuva mais intensa deve atingir a faixa norte do país, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essa condição provocará chuvas volumosas em Rondônia, Amazonas e Pará, além de temporais localizados do Ceará ao Amapá e no norte do Pará. Há risco de transtornos, com acúmulo expressivo de chuva e solo encharcado, o que pode paralisar os trabalhos no campo.

De maneira geral, a quarta-feira será marcada pelo predomínio de sol nos estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, com temperaturas subindo rapidamente e o calor persistindo. A partir da tarde, podem ocorrer pancadas isoladas no oeste e norte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com intensidade moderada, mas sem grandes impactos nas atividades agrícolas, como a colheita da primeira safra de milho e soja.

Fonte: Climatempo