Chuvas acima da média resultam em replantio da melancia de áreas gaúchas
Apesar das dificuldades iniciais, o calendário gaúcho não deverá ser impactado
Os preparativos para a safra 2025/26 de melancias no Rio Grande do Sul tiveram início em meados de julho, com a implantação das primeiras mudas nos viveiros gaúchos. Em agosto, as atividades se intensificaram, com alguns produtores começando os transplantios para o campo, em áreas precoces de Arroio dos Ratos e Encruzilhada do Sul. Agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea apontam que, até a primeira semana de setembro, pouco mais de 30% das lavouras das praças citadas já haviam sido transplantadas para campo.
Até o início do mês, apesar dos termômetros mais baixos e chuvas levemente acima do esperado, o desenvolvimento das primeiras áreas estava ocorrendo dentro do esperado, com boas expectativas quanto ao início da temporada 2025/26. Entretanto, nesta semana (08 a 12/09), as chuvas se intensificaram, dificultando atividades e gerando a necessidade do replantio de mudas já transplantadas para as lavouras.
De acordo com dados da Climatempo, até dia 15/09, choveu cerca de 146 mm em Arroio dos Ratos e 136 mm em Encruzilhada do Sul, 97% e 87%, nesta mesma ordem, acima do esperado no acumulado do mês para as regiões. Assim, com chuvas elevadas, estima-se que que pouco mais de 10% da área total plantada em Arroio dos Ratos e em municípios vizinhos como Triunfo precisarão ser replantadas nas próximas semanas.
Apesar do cenário não implicar em mudanças no calendário de oferta na região – que deve passar a abastecer o mercado nacional com a fruta a partir de novembro, o replantio das áreas deverá impactar diretamente nos custos de produção para essa temporada, podendo limitar a rentabilidade dos produtores gaúchos, sobretudo nos primeiros meses de colheita, época em que a fruta do estado compete diretamente com as melancias de Teixeira de Freitas (BA) e das praças paulistas.
Fonte: Hfbrasil.org.br



