Chuvas voltam nesta segunda-feira no Sul do Brasil
Chuva forte e temporais atingem estados do Sul, enquanto Centro-Sul enfrenta calor intenso e Norte segue sob risco de tempestades
A semana começa com o aumento das instabilidades sobre o Sul do Brasil, provocado pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão. O cenário favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva forte em diversos pontos da região.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná, a previsão indica temporais com risco de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já no norte do Paraná, não deve chover. O calor será intenso, com temperaturas que podem se aproximar dos 40 °C no período da tarde.
No Sudeste, o início da semana será de tempo firme e céu aberto. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro seguem sob influência de uma massa de ar quente, que mantém o calor intenso. Algumas cidades do interior paulista podem registrar temperaturas próximas dos 40 °C. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul volta a ter chuva, especialmente na metade sul, com risco de temporais já no início da tarde. No Mato Grosso, chove no oeste e no norte, também com possibilidade de tempestades. Em Goiás e no Distrito Federal, o dia será marcado por calor e abafamento, com pancadas isoladas devido ao encontro entre calor e umidade.
No Nordeste, o tempo permanece aberto na maior parte da região, com alerta para baixa umidade do ar durante a tarde. As precipitações ficam restritas ao sul do Maranhão e ao sul do Piauí. No Norte, os temporais continuam atingindo o Amazonas, Roraima, Rondônia, o sul do Pará e grande parte do Tocantins, mantendo o risco de chuva forte e ventos intensos.
Informações: ClimaTempo



