Clima está mais favorável à produção de maçã no RS

Assim, perspectivas de recuperação de safra devem se concretizar para 2025/26

27/11/2025 às 09:44 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Os meses de inverno trouxeram expectativas positivas quanto à produção de maçã na temporada 2025/26. De fato, ao longo do inverno, os termômetros mais baixos nas regiões produtoras garantiram bom acúmulo de horas-frio nos pomares, inclusive acima da média. 

Já durante a primavera, foram registrados dias nublados e temperaturas mais baixas, cenário que vem permanecendo desde o início do segundo semestre. Segundo dados do Inmet, nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, como Vacaria, a temperatura média ao longo de outubro foi de 14ºC, o que não é adequado para o desenvolvimento das frutas no período, uma vez que necessitam de temperaturas mais altas nas fases de florescimento e polinização. 

Apesar disso, o cenário está mais favorável neste mês, com temperaturas médias de 18ºC até o dia 21/11 e menor volume de chuvas. Assim, esse cenário deve continuar a favorecer a frutificação e o desenvolvimento, garantindo a manutenção das perspectivas iniciais de recuperação da produção em 2025/26, que deverá ser de frutas de boa qualidade, calibre dentro do esperado e características sensoriais positivas. 

Fonte: hfbrasil.org.br