Comercialização de milho continua enfraquecida no mercado brasileiro
Recuo dos vendedores no mercado está ligado ao cenário
Agricultura
De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a comercialização de milho segue enfraquecida no Brasil, tanto no mercado spot quanto a termo. Esse cenário se deve à retração de vendedores, que se afastaram das negociações na perspectiva de melhores oportunidades nas próximas semanas.
A demanda, por sua vez, está um pouco mais aquecida, mas muitos consumidores ainda se mostram abastecidos. No geral, as atenções estão voltadas à semeadura da safra de verão e às condições climáticas.
Neste contexto, na região consumidora de Campinas (SP), o Indicador ESALQ/BM&FBovespa subiu 1,4% entre 24 de setembro e 1º de outubro, a R$ 91,76/saca de 60 kg na sexta-feira, 1º.
Apesar disso, o movimento de queda ainda foi observado em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea, mas em menor intensidade. Nestes casos, a pressão veio da necessidade de alguns produtores de “fazer caixa”.
No entanto, no acumulado de setembro, o Indicador caiu 3,1%, e a média mensal, de R$ 92,44/sc de 60 kg, ficou 6% inferior à de agosto/21.
Fonte: Cepea
Foto de capa: Tony Oliveira/Sistema CNA Senar