Compra de carne de frango avança por três meses seguidos
Maio registrou aumento no volume de carne exportada
O poder de compra de avicultores de corte frente avançou por três meses seguidos, de acordo com os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), divulgados na última sexta-feira (24).
Em relação ao volume de carne de frango exportado em maio aumentou, como já era esperado por agentes do setor nacional. Já em relação à receita, os resultados superaram as expectativas uma vez que o montante arrecadado com as vendas externas atingiu recorde. Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), vinculada ao Ministério da Economia, mostram que foram obtidos R$ 4,48 bilhões com os embarques realizados no mês passado. Esse valor é 14,7% maior que o de abril deste ano e 28,9% superior ao que foi registrado em maio de 2021.
O volume escoado somou 429,7 mil toneladas, sendo o segundo maior da história, atrás somente do de julho de 2018, quando foram exportadas 463,9 mil toneladas, segundo informações da Secex.
Segundo os pesquisadores do Cepea, em junho o poder de compra de avicultores de corte frente aos insumos vem recuando em junho. Devido a menor demanda interna pela carne de frango, devido à renda limitada da população, sobretudo no início deste mês, pressionou o valor médio do animal vivo no mercado independente de maio para junho, conforme indicam pesquisas do Cepea.
Quanto aos principais insumos da atividade, o milho e o farelo de soja, o cenário também foi de desvalorização nesse período, mas o movimento de queda ocorreu de forma menos intensa.
Com informações do Cepea
Foto capa Pixabay