Conab cadastra produtores para coleta de preços agropecuários no país
Solicitação deve ser feita por meio de contato com a superintendência regional da Conab
Produtores, instituições e empresas agrícolas de todo o país podem se cadastrar junto à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para atuarem como agentes colaboradores no fornecimento de preços diversos. As viagens para a formalização do cadastro tiveram início em agosto e seguem até dezembro.
O objetivo é selecionar agentes tanto para o nível de comercialização de preços recebidos quanto pelo produtor, abrangendo diversos produtos. A ação inclui colaboradores que integram a PGPM-Bio (Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade), além de produtos hortigranjeiros e grãos em geral.
Para realizar o cadastro, o colaborador deve preencher uma planilha com informações pessoais e os produtos avaliados. Agentes e instituições podem fazer a solicitação para se tornar um colaborador mediante contato com a superintendência regional da Conab do próprio estado, que avaliará a viabilidade do registro. O contato com os agentes é feito pessoalmente ou por meio remoto, como telefone, e-mail e aplicativos de mensagens.
O trabalho de campo ocorre em locais onde há dificuldade na apuração de dados ou em regiões com novas demandas para a coleta de preços. As informações levantadas são utilizadas nos cálculos dos custos de produção, análises de mercado, definição dos preços de aberturas de leilões públicos e do preço de venda de milho no Programa de Vendas em Balcão da Conab, além de outros agentes em todo o Brasil e no mercado externo.
Com informações da Conab
Foto capa: CNA
Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.*