Declaração pré-preenchida do IR pode estar disponível ainda hoje
Ferramenta já pode ser acessada pelo e-CAC
A Receita Federal informou na terça-feira (23) que a ferramenta da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) poderá estar disponível em projeto-piloto publicado no site da receita a partir de hoje (24).
Desde 2014 essa facilidade já era disponível para quem tinha assinatura digital eletrônica, como empresas e profissionais liberais. Em 2021, foi ampliada para quem tem contas em níveis verificado e comprovado no portal único de serviços do Governo Federal.
As informações que aparecem pré-preenchida baseiam-se em dados declarados por terceiros em outros documentos enviados ao Fisco, além da própria declaração do contribuinte do ano anterior.
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina em 30 de abril, a Receita informou que está monitorando a situação da pandemia de Covid-19 para um possível adiamento da entrega, como aconteceu no ano passado.
Como acessar:
A opção para acesso à declaração com o certificado digital, está disponível na página inicial do e-CAC. Recentemente a tela incluiu o login do portal Gov.com, que solicita o número do CPF e senha, além do duplo fator de autenticação.
O portal está classificado em três níveis de validação: bronze, prata e ouro. O acesso a declaração pré-preenchida, somente estará disponível para o cidadão que possuir validação prata ou ouro. Para isto, basta instalar o aplicativo MEU Gov.br em seu celular e fazer a validação facial, que utiliza dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.
O aplicativo precisa estar aberto para que o contribuinte realize a validação por duplo fator, que consiste em receber um código pelo app Meu Gov.br inseri-lo no momento da autenticação no e-CAC.
No sistema da Receita, basta fazer o acesso no Meu Imposto de Renda e clicar na linha Preencher Declaração online. Por lá, o cidadão receberá um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando confirmar as informações e enviar o documento.
A receita alerta que é de total responsabilidade do contribuinte verificar os dados, podendo alterar, incluir ou excluir informações se for o caso, antes de entregar ao Fisco.
Com informações Agência Brasil