Disponibilidade de carne bovina por habitante deve ficar em 25,8 kg neste ano
Estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Agronegócio
De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último boletim AgroConab, há estimativa de um aumento de rebanho de bovinos, devido à retenção de vacas para o abate.
A produção da carne bovina deverá ser menor neste ano, atingindo 8,1 milhões de toneladas. As exportações tendem a apresentar um ligeiro recuo em comparação com 2020, e podem chegar a 2,65 milhões de toneladas.
A expectativa para a oferta de produto no mercado interno também é de redução, e está estimada em 5,5 milhões de toneladas, o que resulta em uma disponibilidade interna de 25,8 quilos por habitante no ano.
Um dos fatores que explicam a menor produção de carne bovina no país é a restrição da demanda.
Os custos elevados da produção repercutem no preço para o consumidor. A suspensão das exportações para a China fez com que o preço pago ao produtor registrasse uma forte queda a partir de setembro, atingindo o menor valor no final de outubro.
No entanto, esse reflexo nos preços ao consumidor final começa a ser sentido nos mercados de maneira menos acentuada.
Com a retomada das negociações com a China, a tendência é que os preços voltem aos patamares anteriormente vistos, encontrando o equilíbrio entre o aumento nos custos de produção, a baixa demanda e a recuperação da oferta de animais prontos para o abate.
Carne de Frango
As exportações de carne de frango neste ano devem somar 4,46 milhões de toneladas e a disponibilidade da proteína no mercado interno deve subir de 10,6 milhões de toneladas para 10,9 milhões de toneladas, alta de 3%.
De janeiro a outubro deste ano, o Brasil exportou cerca de 3,75 milhões de toneladas de carnes de aves.
A maior oferta do produto no mercado é acompanhada da elevação na produção em 4,5%, chegando a 15,3 milhões de toneladas, na comparação com 2020. Como consequência, a quantidade de carne de frango disponível para os brasileiros no ano também é a maior registrada na série histórica, passando de 50 quilos por habitante.
Carne Suína
Com a estimativa de um rebanho próximo a 42 milhões de cabeças, tanto a produção quanto as exportações de carne suína tendem a atingir os maiores níveis já registrados, ficando em torno de 4,45 milhões de toneladas e 1,24 milhão de toneladas, respectivamente.
O maior volume de carne produzida reflete na elevação da disponibilidade deste tipo de carne do mercado, o que garante a oferta interna e mantém a quantidade de produto por habitante estável, próximo da marca de 15 quilos por pessoa.
Informações por Conab
Foto de capa: Conab