Domingo será marcado por tempo firme em grande parte do Centro-Sul do país
Massa de ar polar favorece para as temperaturas em queda no Sul
Neste domingo (10) o dia será marcado por tempo firme em grande parte do Centro-Sul do país, porém, teremos o avanço da massa de ar polar que favorece para temperaturas mais baixas em grande parte da região. Enquanto o litoral norte do Rio Grande do Sul e da serra, poderão ocorrer pancadas de chuva mais isoladas ao longo do dia. Mas de modo geral, o tempo permanecerá firme nos três estados, sem previsão de precipitação muito expressivas. É crucial ressaltar o avanço mais efetivo da massa de ar polar sobre esses estados, que favorece para a diminuição mais acentuadas das temperaturas nessas regiões.
Essa condição de tempo firme e temperaturas mais baixas deve seguir para o Centro-Oeste, com destaque principalmente em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás. Nessas regiões, o avanço da massa de ar polar será mais significativo, o que deve contribuir para a diminuição das temperaturas, com possibilidade de geada, em alguns pontos especificos. Enquanto as outras regiões o tempo permanece firme sem previsão de chuva e atenção, pois a umidade relativa do ar pode atingir valores inferiores a 30% nos horários mais quentes do dia.
E para a região sudeste podemos destacar no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e leste de Minas Gerais as pancadas de chuvas devem persistir e a precipitação um pouco mais expressiva esta associada ao deslocamento da frente fria que acaba favorecendo para nuvens mais carregadas na região. No Nordeste, a situação continua a mesma, com precipitações especificas na faixa litorânea da Bahia, Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte. Enquanto em Rondônia, Acre, Pará, Amazonas, Tocantins e boa parte do interior nordestino, a condição do tempo seco favorece para baixa umidade relativa do ar que pode chegar registrar menos de 20% nos horários de maior aquecimento.