Frente fria avança pelo Sul e calor segue intenso no interior do país neste fim de semana
Sábado e domingo serão marcados por temporais entre SC e PR, calor de até 40 °C no Centro-Oeste e pancadas irregulares no litoral nordestino. Interior do país segue sob alerta de baixa umidade

Sul: Sábado com temporais e ventania — domingo de instabilidades entre SC e PR e tempo mais firme no RS
No sábado (24), a frente fria mantém o tempo instável em toda a Região Sul. Desde a madrugada, pancadas de chuva entre moderada e forte intensidade avançam sobre o RS, acompanhadas por rajadas de vento, raios e risco de granizo — inclusive com chance de temporais isolados. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para SC e PR, com atenção especial para o centro-oeste catarinense e sul paranaense. Os ventos ganham força e as rajadas podem alcançar até 70 km/h no interior gaúcho e sudoeste do PR, chegando a 90 km/h no litoral de SC e PR.
No domingo (25), a chuva persiste entre SC e PR, com risco de acumulados elevados entre o planalto e a serra catarinense e no sudoeste paranaense. Já no RS, a chuva fica concentrada no norte, serra e litoral norte, enquanto as demais áreas voltam a ter tempo firme com o avanço do ar polar. Ainda pela manhã, há chance de geada isolada em áreas mais elevadas do sul gaúcho. No leste da Região, a infiltração marítima provoca chuva fraca e deixa o dia mais frio, enquanto o norte do PR segue com sol e calor à tarde.
Sudeste: Sábado de sol e tempo seco — domingo com chuva no litoral e calor no interior
Neste sábado (24), o tempo firme predomina em quase todo o Sudeste, com sol e calor, especialmente no interior de SP e MG. A umidade relativa do ar entra em alerta em grande parte da Região, com índices abaixo de 20% em SP, MG e sul do RJ — e valores inferiores a 12% entre o Triângulo Mineiro, noroeste paulista e norte do estado. A única exceção é o litoral paulista, onde a umidade marítima mantém maior variação de nuvens.
No domingo (25), a frente fria no oceano e uma área de baixa pressão próxima à costa aumentam a nebulosidade e favorecem chuva fraca no litoral paulista, especialmente na Baixada Santista e no litoral sul. Pancadas isoladas também podem ocorrer no Vale do Ribeira, Costa Verde e norte do ES. No interior de SP e em grande parte de MG, o tempo firme segue predominando, com sol e temperaturas elevadas. No RJ, o tempo permanece firme, com exceção de áreas litorâneas. A entrada de ar mais frio na faixa leste ajuda a segurar a máxima durante a tarde.
Centro-Oeste: Instabilidades localizadas no MS — tempo firme, calor e ar seco nas demais áreas
O sábado (24) será marcado por chuva isolada entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, com pancadas entre fraca e moderada intensidade a partir do fim da manhã, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nas demais áreas da Região, o tempo firme predomina, com calor intenso e umidade do ar em níveis críticos — abaixo de 20% em quase todo o Centro-Oeste e inferiores a 12% no sul e leste do MT, em GO e no norte do MS.
No domingo (25), as instabilidades ganham força no MS, com risco de pancadas moderadas a fortes entre o sul e sudoeste do estado durante a manhã. A chuva perde intensidade ao longo do dia, com entrada de ar mais frio e sensação térmica amena à tarde. Em MT, ventos mais frescos também ajudam a conter o calor no sul e oeste do estado. GO e DF seguem com tempo firme e quente, e os índices de umidade voltam a ficar em níveis críticos durante as horas mais quentes.
Nordeste: Litoral com pancadas irregulares — tempo firme, seco e quente no interior
No sábado (24), a infiltração marítima mantém a formação de instabilidades na faixa litorânea, com chuva fraca a moderada entre o litoral da BA e o RN, e risco de pancadas pontualmente fortes em Salvador. No interior do Nordeste, o tempo firme predomina com sol, calor e ar seco, especialmente no oeste da BA, sul do PI e do MA, onde os índices de umidade entram em níveis críticos durante a tarde.
No domingo (25), as pancadas continuam na costa leste, com destaque para o litoral da BA, onde há risco de chuva com intensidade moderada a forte. Também pode chover de forma isolada entre o litoral de SE, PE, RN e MA. No interior nordestino, o padrão de tempo seco e quente se mantém, com alerta para umidade baixa em amplas áreas da BA, PI e MA.
Norte: Tempo seco predomina — chuva enfraquece e fica mais isolada
O sábado (24) marca a perda de força das instabilidades na Região Norte. Pancadas ainda podem ocorrer de forma isolada no AM, AP, litoral do PA e no Acre — onde há risco de chuva forte localizada. Nas demais áreas, o tempo firme e quente predomina, com destaque para a queda da umidade entre TO, sul do AM e do PA.
No domingo (25), a chuva se concentra entre o leste do Acre e o noroeste do Amazonas, com risco de pancadas fortes e raios. No restante da Região, o tempo permanece mais seco, com sol forte e calor, e os menores índices de umidade seguem entre o Tocantins e sul do Pará durante a tarde.
Fonte: CLIMATEMPO