Frente fria leva chuva ao Sul e mantém alerta para geada na Campanha Gaúcha
Chuva também atinge Sul de Mato Grosso do Sul
Nesta terça-feira (5), a frente fria continua avançando pelos estados da Região Sul, mantendo as condições para pancadas de chuva, especialmente no leste de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná. A chuva pode vir com intensidade moderada a forte.
Também há previsão de chuva na Serra e no norte do Rio Grande do Sul, com a mesma intensidade, devido à circulação associada à frente fria. Além disso, há chance de geada na Campanha Gaúcha e em parte dos vales, provocada pela entrada de uma massa de ar frio que derruba as temperaturas.
No Centro-Oeste, a chuva deve atingir principalmente o oeste e o sul do Mato Grosso do Sul, favorecida pelo avanço da frente fria e pelo aumento da umidade vinda da Região Norte. No oeste do Mato Grosso, a chuva deve ser bem isolada. Já nas demais áreas de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos períodos mais quentes do dia.
No Sudeste, a frente fria avança no fim do dia, provocando pancadas de chuva isoladas entre o litoral sul de São Paulo e a capital. No interior da região, o tempo continua seco e quente, com baixos índices de umidade.
No Nordeste, a chuva segue restrita ao litoral, com alerta para temporais entre Alagoas e Pernambuco. No interior da região, especialmente no centro-sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia, o tempo permanece seco, com umidade abaixo dos 30% e, em pontos isolados, abaixo dos 20%.
Na Região Norte, as instabilidades se concentram entre o norte de Rondônia, Acre, centro-oeste do Amazonas, Amapá e norte do Pará. Já no sul do Pará e no Tocantins, o tempo seco ainda predomina.
Fonte: Climatempo