Frente fria leva chuva forte para vários estados do Nordeste
Bahia, centro-sul do Piauí e Maranhão terão acumulados de 60 milímetros
Nesta sexta-feira (21) a frente fria segue mantendo o tempo instavél em boa parte do centro-norte brasileiro. Com o dia mais nublado e com chuva a qualquer hora do dia, em grande parte do interior nordestino, e a risco para temporais, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí e Maranhão. Chove forte entre Pará e Amazonas, enquanto no Tocantins essa precipitação deve cair na forma de temporal , podendo interromper o plantio do milho e da soja no matopiba.
Já em grande parte do centro-sul do país, o predominio será de tempo firme. Entre Minas Gerais e São Paulo, o calorão vai predominar, favorecendo a colheita da primeira safra do feijão nas áreas produtoras paulistas. E na região Sul, o predomínio também será de sol, contribuindo para a colheita da safra de inverno e a semeadura da primeira safra como cana-de-açucar. E a partir da tarde, novas áreas de instabilidade se aproximam do estado gaúcho, provocando pancadas isoladas nas áreas de fronteira com o Uruguai.
Inclusive, falando um pouco agora sobre a colheita do trigo no Paraná, a maioria das lavouras ja se encontram em fase final nas regiões qie ainda estavam pendentes. As produtividades têm se mantido adequadas, com impactos pontuais causados por excesso de chuva na região, que podem afetar a qualidade dos grãos, porém de forma geral, as lavouras apresentam bons resultados.



