Frente fria provoca chuva no RS nesta quinta-feira
Rajadas podem alcançar até 70 km/h na faixa leste do estado
Nesta quinta-feira (17), a chuva retorna ao Rio Grande do Sul com a passagem de uma nova frente fria pela região. Na retaguarda desse sistema, um ciclone extratropical se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, podendo provocar ventos fortes. As rajadas podem alcançar até 70 km/h na faixa leste do estado, além do centro e sul de Santa Catarina e extremo sul do Paraná.
Nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os ventos podem ser ainda mais intensos, com rajadas entre 80 e 90 km/h, mesmo sem a presença de chuva. Em Santa Catarina e no sul do Paraná, há previsão de pancadas isoladas entre a manhã e a tarde.
Nas demais áreas do Centro-Sul, o tempo segue firme entre o Sudeste e o Centro-Oeste. No entanto, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, o aumento da nebulosidade pode provocar chuva fraca e isolada. A Serra da Mantiqueira pode registrar geada no início do dia.
Entre Goiás e Mato Grosso, o calor continua predominando, com temperaturas elevadas e umidade do ar baixa à tarde, com risco para a saúde. Esse tempo seco favorece o avanço da colheita do algodão e do milho segunda safra.
No Matopiba, o tempo permanece seco e quente, com queda nos índices de umidade durante a tarde. Já na faixa leste do Nordeste, o sol aparece entre nuvens, com previsão de pancadas de chuva entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
Na Região Norte, os temporais continuam entre o norte do Amazonas, Roraima e leste do Amapá.
Massa de ar polar no radar
No final de semana, uma nova massa de ar polar deve avançar pelo Sul do país, provocando queda acentuada nas temperaturas, especialmente nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul. As mínimas devem ocorrer à noite, e na Serra Gaúcha não se descarta a ocorrência de precipitação invernal.
Fonte: Climatempo