Fundação MS apresenta resultados da soja em 8 municípios de Mato Grosso do Sul

Na rota estão Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste

05/05/2023 às 15:06 atualizado por Thiago Gonçalves - SBA
Siga-nos no Google News

Iniciou nesta semana uma rodada de apresentação em oito municípios de Mato Grosso do Sul, por pesquisadores da Fundação MS, dos principais resultados da safra de soja 2022/2023. Estão na rota dos pesquisadores os municípios de Rio Brilhante, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Anaurilândia, Ivinhema e São Gabriel do Oeste. Os resultados da pesquisa serão apresentados aos produtores rurais e profissionais do agro com intuito de buscar soluções, aprimorar o desenvolvimento, reduzir os prejuízos e elevar o nível de produção do grão das próximas colheitas.

De acordo com o pesquisador da Fundação, Dr. André Lourenção, durante todo o ciclo da soja foi instalado e conduzido diversos experimentos que avaliaram o desenvolvimento das plantas e sua resposta a cada tratamento, assim como as pragas e doenças que as atingiram.

“Verificamos os manejos adequados para cada região, e o intuito agora é apresentar essas informações aos agricultores, para que transformem esses dados, em informações precisas e prontas para serem utilizadas pelo produtor. Em cada município que passarmos, apresentaremos informações ligadas àquela região”, explica Lourenção.

Segundo o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, essa etapa de difusão dos resultados é tão importante quanto o acompanhamento da safra. “Informação faz toda a diferença no desenvolvimento de uma safra. E uma das missões da Fundação MS é dividir essas informações com quem está na ponta, buscando soluções baseadas na ciência. Não há espaço para testes, ou para que o produtor fique testando novos materiais disponíveis no mercado, para isso existe a pesquisa, existe a Fundação MS, que já levará as informações prontas para serem aplicadas”, destaca.

Programação

Durante a apresentação de resultados da Fundação MS, sobre a safra de soja 2022/2023, haverá uma programação técnica, voltada para a realidade daqueles municípios e região. O Dr. Douglas Castilho Gitti abordará o manejo da adubação na cultura da soja para altas produtividades, em seguida o mestre João Paulo Oliveira falará aos produtores rurais sobre a performance produtiva de cultivares de soja no Centro-Sul do MS. O Dr. Luciano Del Bem Júnior ficará a cargo de apresentar o manejo de pragas e plantas daninhas na cultura da soja e, por fim, a Dra. Ana Claudia Ruschel Mochko, argumentará sobre a sanidade, do plantio à colheita.

O evento é gratuito e para participar o produtor rural deve apenas comparecer ao local, na data e horário agendado. 

Confira a agenda das próximas apresentações com os respectivos municípios:

– 5 de maio, em Ponta Porã
Das 7h30 às 12h, local a definir
– 9 de maio, em Naviraí
Das 7h30 às 12h, na Arec Copasul
– 12 de maio, em Dourados
Das 7h30 às 12h, na Expoagro
– 29 de maio, em Anaurilândia
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Anaurilândia
– 30 de maio, em Ivinhema
Das 7h30 às 12h, no Sindicato Rural de Ivinhema
– 2 de junho, em São Gabriel do Oeste
Das 7h30 às 12h, local a definir

Com informações da Agência SAFRAS e Fundação MS

Foto:Wenderson Araújo/CNA