Instabilidades avançam e segunda-feira terá chuva em quase todo o Brasil

Canal de umidade reforça temporais no Sul e Sudeste, enquanto Norte e Nordeste também registram aumento das pancadas de chuva

29/12/2025 às 00:03 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

A segunda-feira será marcada pelo avanço das instabilidades em grande parte do Brasil, com aumento da nebulosidade, chuva frequente e risco de temporais em várias regiões do país.

Na Região Sul, as instabilidades se intensificam com o reforço de um canal de umidade. Há risco de temporais na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com chuva que pode cair com forte intensidade em alguns momentos.

No Sudeste, a chuva ganha força em São Paulo, onde não se descarta a ocorrência de temporais. Também há previsão de pancadas no Triângulo Mineiro e no extremo sul de Minas Gerais, que podem ser localmente fortes.

Já no Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul terão um dia de bastante chuva e tempo abafado. Apesar do aumento da umidade, os temporais devem ocorrer de forma irregular, com volumes variando bastante de uma área para outra.

Na Região Norte, as instabilidades se espalham por todos os estados, com temporais mais intensos previstos para o Amazonas, Rondônia e pontos do Tocantins. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando o tempo e favorecendo a formação de nuvens carregadas.

No Nordeste, a chuva avança para áreas além do Matopiba. Há previsão de pancadas no Maranhão, Piauí e Ceará, além do sertão da Paraíba e de Pernambuco e do oeste da Bahia, ao longo do dia.

 

Informações: ClimaTempo