Ministério da Agricultura divulga calendário de semeadura de soja em 20 estados
Medida é um estratégia para o controle da Ferrugem Asiática
Economia
A Portaria nº 389 que define os calendários de semeadura de soja da safra 2021/2022, foi publicada nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As Unidades da Federação que possuem período de início e fim de plantio são Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins. A partir da safra de agora, será obrigatória também nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.
O Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), implementou a medida fitossanitária com o intuito de reduzir o risco de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador de Ferrugem Asiática, e administrar a quantidade de fungicida aplicada no controle da praga. A doença causada pelo fungo, pode afetar de 10% a 90% da produção agrícola, quando em níveis epidêmicos.
Os calendários foram ajustados de acordo com as condições de cada região de plantio, e definidos através de sugestões de Agências Estaduais de Defesa Agropecuária e do Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
Com informações Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.