Onda de calor prejudica umidade do solo no estado baiano

Condição pode causar estresse térmico em lavouras do interior da região

20/02/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta quinta-feira (20), a formação de áreas de instabilidade provocará pancadas de chuva nos estados da Região Sul. A chuva poderá vir acompanhada de raios e, momentaneamente, interromper as atividades agrícolas. No interior do Rio Grande do Sul, no entanto, o sol predominará, favorecendo os trabalhos ao ar livre.

No sul de Mato Grosso do Sul, o tempo ficará mais nublado, com previsão de chuva a qualquer hora. Já nas demais áreas do estado, as pancadas ocorrerão a partir da tarde, acompanhadas de trovoadas. Em Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará, há previsão de pancadas de chuva de forte intensidade, com risco de temporais localizados.

Na costa norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá favorecendo a formação de nuvens carregadas e chuva com trovoadas, desde o Ceará até o Amapá. Por outro lado, o sol predominará ao longo do dia desde o norte de São Paulo até o interior da Bahia, bem como no centro-norte e leste de Goiás, favorecendo as atividades de colheita do milho primeira safra e da soja.

Outro ponto de destaque é a permanência da onda de calor, que deve atuar pelo menos até o dia 24 de fevereiro. Com isso, as temperaturas seguirão elevadas, podendo causar estresse térmico em lavouras da Região Sudeste e do interior da Bahia.

Fonte: Climatempo