Produtividade do rebanho em carcaças cresceu 80% em 20 anos, aponta relatório da Embrapa

Aumento deve-se ao uso de tecnologias voltadas à genética animal, controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens

Pecuária
08/06/2020 às 10:49 atualizado por Embrapa -
Siga-nos no Google News

Os pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne), da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa), fizeram uma análise das últimas décadas da produtividade do rebanho brasileiro e apontam aumento de 80% na produtividade da carcaça por rebanho. Isso deve-se à adoção de tecnologias desenvolvidas voltadas à genética animal, controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens.

Outra observação é em relação a concentração do rebanho bovino nacional. Em 1978, a região Centro-Sul do país se destacava. Municípios como Corumbá (MS), Alegrete (RS) e Sant`Ana do Livramento (RS) lideravam a lista com maiores rebanhos.

Em 2018, o cenário se alterou com a região Norte presente e o fortalecimento da Centro-Oeste. O rebanho brasileiro concentra-se, desde então, nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas a expansão da atividade pecuária permite afirmar que dos 5.567 municípios brasileiros, apenas 30 não possuem cabeças de gado.

Para conferir o Boletim CiCarne, da semana 30 de maio a 5 de junho, intitulado “A produtividade do rebanho bovino brasileiro em carcaças aumentou 80% em 20 anos”, com a análise dos especialistas da Embrapa, integrantes do CiCarne, clique aqui.

 

Foto de capa por: Samir Baptista