Quarta-feira de geada no Sul do país
Temperaturas vão seguir amenas em São Paulo e Mato Grosso do Sul
A frente fria já atua na altura da Bahia nesta quarta-feira (30), organizando instabilidades no centro e norte de Minas Gerais e no centro-sul da Bahia, onde há possibilidade de chuva forte e não se descarta a ocorrência de temporais. Pancadas de chuva de moderada a forte intensidade também são previstas para o centro e norte de Goiás e do Mato Grosso, além de Rondônia, Amazonas e Acre. No entanto, essas precipitações não devem atrapalhar os trabalhos em campo.
Na faixa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as instabilidades sobre o norte do Maranhão, centro e norte do Pará e no Amapá. Já na região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão é de chuva irregular e isolada, com possibilidade de trovoadas no Tocantins.
No Centro-Sul do Brasil, o tempo firme predomina devido à atuação de uma massa de ar polar, favorecendo amanheceres com temperaturas baixas. Não se descarta a formação de geada em pontos mais elevados da Serra Gaúcha, catarinense e também no extremo sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina.
A médio prazo, entre os dias 5 e 10 de maio, o tempo firme deve continuar predominando sobre o centro-sul do país, beneficiando as atividades no campo e os tratos culturais. No Rio Grande do Sul, a chuva retorna a partir do dia 9, com o avanço de uma nova frente fria. Já no Matopiba, a previsão segue indicando pouca chuva, especialmente no oeste da Bahia, mantendo a restrição hídrica nas áreas de pastagem.
Fonte: Climatempo
Imagem: Pixabay