Quinta-feira será marcada por instabilidade e chuva em grande parte do Brasil

Avanço das precipitações atinge todas as regiões, com risco de temporais e calor abafado em várias áreas

29/01/2026 às 00:03 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

A quinta-feira será de tempo instável, com chuva avançando por praticamente todas as regiões do Brasil. As condições atmosféricas seguem favoráveis à formação de pancadas, muitas delas com potencial para serem intensas.

Na Região Sul, após um período de tempo mais aberto, especialmente no Rio Grande do Sul, a chuva volta a ocorrer. As precipitações acontecem na forma de pancadas típicas de verão, impulsionadas pela circulação de calor e umidade e pela propagação de cavados em níveis médios da atmosfera. Ao longo do dia, as temperaturas seguem em elevação, mantendo o tempo abafado e com bastante calor. As pancadas se concentram principalmente durante a tarde, com atenção especial para o oeste e norte gaúcho, todo o estado de Santa Catarina e o Paraná. Nessas áreas, há risco de chuva forte acompanhada de raios, ventos intensos e queda de granizo.

No Sudeste, a combinação de calor e alta umidade mantém a ocorrência de chuva em partes do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e em pontos do Rio de Janeiro. Na metade norte de Minas, as chuvas acontecem de forma mais irregular, com maiores períodos de abertura do tempo. Já no Espírito Santo, a previsão é de chuva isolada.

No Centro-Oeste, o calor, a umidade e a presença de uma área de baixa pressão favorecem a continuidade das chuvas, embora de maneira irregular entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Goiás, a previsão indica chuva forte em toda a região.

No Norte e no Nordeste, o cenário segue bastante chuvoso. Destaque para Amazonas, Acre e Rondônia, onde a chuva ocorre com maior frequência. No Nordeste, as precipitações se concentram entre Maranhão, Piauí e Ceará, influenciadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pela configuração dos ventos em altos níveis da atmosfera.

Informações: ClimaTempo