Raça Nelore predomina no Brasil
Raça Nelore possui uma grande plasticidade genética
Melhoramento genético
Você criador sabe quais raças despontam quando o assunto é a melhoria genética? De acordo com Leonardo Nieto, coordenador de ações e produtos de raças zebuínas do Programa Geneplus/Embrapa, a melhor raça é aquela que se adapta a realidade da propriedade e, claro, atenda as demandas do produtor. Pelas condições climáticas predominantes em grande parte do Brasil, a raça base do melhoramento genético é a Nelore.
No país, a raça possui uma grande plasticidade genética, ou seja, é possível que se atenda variados tipos de mercado, utilizando da genética Nelore. De acordo com Luiz Antônio Josahkian, superintendente técnico da ABCZ, a raça é dividida em 3 linhagens, sendo elas: Puro de Origem (chamados de PO) Puro de Origem Importados (chamados de POI) Livro Especial de Importação (chamados de LEI).
Os da linhagem PO são frutos de um cruzamento genético entre os pioneiros da raça que foram trazidos ao país durante a época da colonização.
Os da linhagem POI são os “originais”, ou seja, os que tiveram sua genética indiana protegida durante as primeiras importações.
Os da linhagem LEI são frutos de pesquisas com fim de obter uma genética mais aperfeiçoada da raça.