Raízen anuncia instalação da 2ª usina de biogás
Devem ser investidos R$ 300 milhões na planta anexa ao Bioparque Costa Pinto
A Raízen, empresa integrada de energia, anunciou a construção da primeira planta de biogás com produção a partir de gás natural renovável (Biometano), com potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis.Os investimentos devem alcançar os R$ 300 milhões.
A nova usina anexa ao Bioparque Costa Pinto em Piracicaba (SP), deve produzir 26 milhões de metros cúbicos de gás natural renovável por ano, e abastecer cerca de 200 mil clientes residenciais. A planta deve ser inaugurada em 2023.
A produção renovável será feita através de vinhaça e torta de filtro, resíduos da operação agroindustrial do Bioparque Costa Pinto. O Bioparque possui, além de estrutura para produção de açúcar e etanol, uma planta de Etanol de Segunda Geração e uma usina solar.
Todo o biogás produzido na nova planta foi comercializado para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil metros cúbicos por dia, enquanto a Volkswagen deve receber 50 mil metros cúbicos diariamente.
Fonte e imagem de capa: Loures Consultoria