Sábado chuvoso na maior parte do país. Veja mais no AgroClima
Áreas de instabilidade atingem grande parte do território nacional
No sábado (8), novas áreas de instabilidades vindas do interior da região espalham chuvas entre o oeste do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná, com risco de trovoadas.
Segundo a Climatempo, não se descartam temporais isolados. Chove também entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, mas de forma passageira. Tempo aberto nas demais áreas.
No Sudeste uma frente fria estacionária sobre a costa do Espírito Santo ajuda a canalizar um corredor de umidade que espalha muitas nuvens carregadas, chuva frequente e altíssimos volumes por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo.
A chuva cai sobre um solo fragilizado e encharcado, dentro de uma área de relevo acidentado, por isso é iminente o risco de alagamentos e inundações.
O sábado (8) será um dia com chuva e tempo fechado entre o Mato Grosso e o estado de Goiás.
A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul vai manter o tempo instável, com condição para temporais e chuva volumosa, que pode ocasionar transtornos nos dois estados.
No Mato Grosso do Sul também chove, mas com menor intensidade e intercalando com períodos de sol.
No Nordeste as instabilidades se intensificam pelo sul e oeste da Bahia e voltam as condições para temporais. O sol aparece e chove em forma de pancadas isoladas no restante da Bahia, também no Maranhão e Piauí.
O tempo fica firme e ensolarado entre o interior da Paraíba e de Pernambuco. Nas outras áreas e no litoral, predomínio de sol e chuva passageira.
Na região Norte a previsão é de chuva volumosa e temporal no sul do Pará. Nas áreas do sul, leste e norte do Amazonas o dia será marcado por céu encoberto e pancadas a qualquer hora. Somente no oeste do Acre o tempo fica firme.
Veja mais informações no AgroClima desta sexta (7):
Com informações do Climatempo