Sábado deve ser marcado por instabilidades no sul do país

Atuação de uma área de baixa pressão atmosférica vai espalhar chuvas por toda região

04/10/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Neste sábado (4) a atuação de um cavado meteorológico vai contribuir para manter o tempo instável no Sul do país. Essa condição deve vir juntamente com uma área de baixa pressão atmosférica que vai espalhar chuva no Rio Grande do Sul de moderada a forte intensidade. Ao longo do dia ela deve se intensificar, com possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas. Em Santa Catarina e Paraná, as pancadas ocorrem em diversas localidades, mas no norte paranaense e oeste catarinense o sol predomina, com calor intenso e máximas acima de 35º graus, além de baixa umidade relativa do ar.

No sudeste, há chance de pancadas isoladas no litoral paulista e no Espírito Santo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro seguem com tempo mais aberto. E o destaque é o calor no interior da região, com alerta de baixa umidade com sol predominando ao longo do dia.

Enquanto no Centro-Oeste, apesar das chuvas isoladas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o calor e a umidade crítica seguem elevados. Já no Nordeste, chove mais forte no sul da Bahia e entre Sergipe e Pernambuco, mas o interior continua seco e bem quente. No norte, temporais atingem Amazonas, Roraima e oeste do Pará, enquanto Tocantins enfrenta calor intenso e índices de umidade abaixo de 20%.