São Paulo adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Agroindústrias registradas e inspecionados pelo SISP poderão vender seus produtos em todo o Brasil
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou nesta sexta-feira (18), a adesão do Serviço de Inspeção Estadual da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SISP) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
A partir disso, os estabelecimentos produtores de carnes e pescado inspecionados pelo serviço estadual poderão comercializar seus produtos em todo território nacional.
No momento, apenas dois estabelecimentos foram indicados para realizar o comércio interestadual em São Paulo: a FA Defumados em Cotia e o Mar Direto em São Paulo.
As agroindústrias de abates do estado ainda não foram integradas no sistema brasileiro porque demandam inspeção permanente. Para os outros processos de beneficiamento do produto animal e seus derivados, a inspeção é periódica.
A adesão do estado ao Sisbi-POA não afetará os processos de adesão dos municípios ou consórcio intermunicipais paulistas. Os estabelecimentos registrados nos serviços municipais inseridos ao sistema brasileiro poderão requerer sua inclusão no sistema, para ampliar mercado e vender sua produção em todo o país.
Os seis municípios paulistas que obtiveram a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) são: Itu, Itapetininga, Joanópolis, Rio Claro, Fernandópolis e Ibiúna.
Com informações do Mapa
Foto: ABPA