Segunda-feira será marcada por temporais intensos no Sudeste
Avanço de frente fria provoca chuva volumosa, queda de temperatura e risco de transtornos em várias regiões do país
A segunda-feira começa com destaque para o avanço de grandes temporais sobre o Sudeste do Brasil. Uma frente fria avança pela costa da região, influenciando principalmente o estado de São Paulo, o centro e o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O início da semana será de tempo bastante chuvoso e instável, com potencial para temporais acompanhados de rajadas de vento, queda de granizo e volumes elevados de chuva em curto período de tempo, o que pode provocar novos transtornos. Além disso, a passagem do sistema provoca queda nas temperaturas.
No Sul do país, a chuva se concentra entre o Paraná e áreas de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, o tempo tende a abrir na maior parte do estado. Nas regiões próximas ao litoral, a semana começa com temperaturas mais amenas e, após o deslocamento da frente fria, uma massa de ar polar avança, provocando queda mais acentuada nas temperaturas.
No Centro-Oeste, um canal de umidade mantém o tempo instável. A previsão indica aumento das chuvas em todos os estados da região e também no Distrito Federal, com pancadas frequentes ao longo do dia.
No Centro-Norte do Brasil, a chuva ganha força no Nordeste, especialmente na Bahia, Maranhão e Piauí. A faixa leste nordestina também segue com condições para precipitações, influenciada pela circulação marítima. Na Região Norte, os temporais continuam atuando em estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Acre e Rondônia. No Amapá, a atuação cada vez mais intensa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) reforça as chuvas na região.
Informações: ClimaTempo



