Semana começa com chuva e risco de temporais em áreas produtoras
Condição se deve ao avanço de uma nova frentre fria pelo Sul do país
Uma nova frente fria avança pela costa da Região Sul nesta segunda-feira (4). Com isso, o tempo fica mais instável, com céu nublado e chuva a qualquer hora entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, além do oeste e sul do Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, há risco de chuva forte em alguns momentos e possibilidade de temporais, o que pode interromper os trabalhos no campo.
Na metade sul do Rio Grande do Sul, as precipitações ocorrem principalmente pela manhã e tendem a perder força ao longo do dia, com o avanço de uma massa de ar polar. Inclusive, as temperaturas já devem começar a cair no sul gaúcho ao final do dia, indicando a chegada de uma nova onda de frio.
No oeste do Mato Grosso e em Rondônia, há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Já nas demais áreas mato-grossenses, em Goiás e na Região Sudeste, o tempo firme favorece o andamento da colheita.
Na faixa leste do Nordeste, pode chover forte entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, com pancadas de moderada a forte intensidade atingindo também áreas do sertão e agreste. Por outro lado, no Matopiba, o tempo segue seco e quente, favorecendo os trabalhos de colheita do milho segunda safra.
Na Região Norte, o tempo segue instável no Amazonas e no Acre, com pancadas alternadas por períodos de melhoria e possibilidade de chuva mais intensa em alguns momentos.
Fonte: Climatempo