Semana começa com muita instabilidade espalhada pelo país

Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo devem ter acumulados expressivos acima de 60 milímetros

15/12/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta segunda-feira (15) a semana começa com muita instabilidade se espalhando pelo pais. Condição que seguirá ativa devido ao avanço de uma frente fria no oceano e a atuação de uma área de baixa pressão no interior do continente. Esse cenário facilita o transporte de calor e umidade do Norte para o Sudeste e sul do pais, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

A região Sul começa a semana com temporais, principalmente no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a chuva mais forte se concentra no oeste, assim como no oeste do Paraná. Na região Sudeste, os temporais são mais amplos, com atenção especial para Minas Gerais, Rio de Janeiro e alguns pontos de São Paulo. Enquanto no Centro-Oeste, o calor e a umidade mantêm as pancadas de chuva, com destaque para temporais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Goiás e o Distrito Federal também podem registrar pancadas fortes à tarde, porém a sensação de tempo abafado persiste.

No Nordeste, a chuva continua em partes do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, enquanto as demais áreas da região permanecem com tempo mais seco, calor e baixa umidade relativa do ar. Já no Norte, há previsão de chuva forte em Amazonas, oeste e sul do Pará, sul do Tocantins e no norte de Rondônia, além da atuação da Zona de ConvergênciaIntertropical que intensifica a chuva no Amapá com acumulados bem expressivos.