Semana começa com tempo firme e temperaturas mais amenas na região sulista do país
Massa de ar polar associada a frente fria favorecem para clima fresco até 15º graus em algumas localidades
Nesta segunda-feira (20) o Sul do país, o tempo fica firme com temperaturas mais amenas no inicio do dia, ainda por influência da massa de ar polar que veio na retaguarda da frente fria. Condição que está associada a circulação de ventos do oceano favorecendo para predomínio de sol. Apenas no litoral de Santa Catarina e do Paraná, tem previsão de pancadas de chuva isoladas de fraca intensidade.
No Sudeste, a frente fria segue se deslocando sobre a costa do país, e as instabilidades associadas ao sistema ainda provocam fortes pancadas de chuva no Espírito Santo e na metade norte de Minas Gerais. O cenário é de atenção para acumulados mais expressivos em alguns pontos isolados. Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo, a circulação de ventos marítimos mantêm o céu carregado e com chance de chuva a qualquer hora do dia.
No Centro-Oeste a precipitação mais intensa segue sobre boa parte de Mato Grosso e Distrito Federal. No sul de Mato Grosso, Goiás, além de todo o estado de Mato Grosso do Sul, o predomínio será de tempo mais aberto, sem risco de chuva significativa.
Uma ótima noticia para os produtores da região nordestina: A frente fria avança trazendo volumes expressivos no estado da Bahia. Maranhão e do Piauí terão chuva mais intensa ao longo do dia favorendo para recuperação hidríca do solo. Enquanto no Norte, destaque para as pancadas mais fortes que se espalham por praticamente todo o estado do Tocantins, Amazonas, Roraima e na metade sul do Pará com risco de temporais localizados.



