Semeadura da soja da safra 25/26 atingiu 98,84% das áreas previstas no Mato Grosso
Chuvas nesta safra têm sido irregulares e mal distribuídas em algumas regiões do estado, o que tem gerado atenção para o desenvolvimento das plantas
Na última sexta-feira (21/11), a semeadura da soja da safra 25/26 atingiu 98,84% das áreas previstas em MT, avanço de 2,48 p.p. em relação à semana anterior. No comparativo com a safra passada, o percentual está 1,01 p.p. abaixo e 0,26 p.p. menor que a média dos últimos cinco anos.

Em relação às regiões, a Noroeste e a Norte finalizaram os trabalhos a campo nesta semana, enquanto as regiões Sudeste e Nordeste continuam sendo as mais atrasadas.
As chuvas nesta safra têm sido irregulares e mal distribuídas em algumas regiões do estado, o que tem gerado atenção para o desenvolvimento das plantas, segundo informantes do Imea. Nessas áreas, grande parte dos talhões já se encontram nos estádios R1 e R2, fases altamente sensíveis ao estresse hídrico, situação que pode prejudicar o potencial produtivo em algumas localidades do estado.
Por fim, segundo o NOAA, para as próximas semanas o volume de chuva acumulado tende a ser maior, variando entre 35 e 45 mm na maior parte do estado.
Informações: Imea



