Senar/MS tem marca histórica em cursos de capacitação rural

FPR e PS qualificam profissionais e novas inscrições são abertas para o agro

27/02/2025 às 11:54 atualizado por Allana Ferrsouza - SBA
Siga-nos no Google News

Cursos de Formação Profissional Rural(FPR) e Promoção Social (PS) alcança 500 mil participantes, uma marca importante para o Senar/MS, pois a capacitação tem a missão de transformar vidas. O setor agropecuário de Mato Grosso do Sul, desde 1998 tem dados demonstrando uma constante evolução, a qualificação busca uma crescente melhora nas condições socioeconômicas e impulsiona o advento da tecnologia no campo.

Um exemplo do Senar/MS é Alexandre Oliveira de 46 anos, tem sido fundamental no aprimorar profissional das pessoas no campo. Ele que tem uma paixão por cavalo desde pequeno, resoveu tornar isso sua profissão, e durante os anos, já realizou cinco cursos para se capacitar no setor equinocultura, que foi importante para o seu sucesso. "Com o Senar, encontrei a base que precisava para trabalhar com cavalos e, hoje, consigo viver disso”, diz alexandre. Ao longo da sua caminhada, ele já fez várias outros cursos em diferentes lugares, mas foi no Senar/MS que conseguiu se destacar como profissional, e se descobriu recentemente que quer compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas. 

Essa história é apenas um dos exemplos do Senar/MS que mostra como ele tem capacitado produtores rurais e trabalhadores, no auxilio para se tornarem os protagonistas de suas próprias histórias de sucesso. “Cada curso que fiz ampliou minha renda e abriu novas oportunidades. Hoje, além de atuar com rédeas, quero ser instrutor, porque acredito que conhecimento deve ser compartilhado, e quero ajudar outras pessoas, assim como fui ajudado”, explica.

O Gerente educacional do Senar/MS Lucas Garcia,tem como referência na qualificação profissional do agro, e a instituição está sempre em constante evolução. “Nos últimos dez anos, tivemos um crescimento de 128% na capacidade de operacionalizar ações educacionais. Esse avanço reflete a demanda crescente por capacitações no setor produtivo. Nosso objetivo é expandir ainda mais a oferta, com cursos atualizados e alinhados às necessidades do mercado”, destaca.

Atualmente os cursos mais procurados são: Segurança no Trabalho, Oratória, Análise e Classificação de Grão, Informática, Operação de Drones,sucroenergia, citricultura, silvicultura, e a crescente busca por capacitações voltadas a novas tecnologias e setores em expansão.

O impacto da qualificação profissional vai além do aprendizado técnico. Eduardo Siravegna, instrutor de informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), acompanha essa transformação desde 1995, quando iniciou sua trajetória na instituição. “Naquela época, poucas pessoas conheciam o Senar/MS. Hoje, a instituição é referência e sabemos o quanto um curso pode transformar a vida de alguém. Já ministrei aulas em varandas de casas em assentamentos, improvisando com lonas para criar um ambiente adequado. A maior satisfação é ver o brilho nos olhos dos alunos ao aprenderem algo novo e aplicarem no dia a dia”, diz.

A conectividade tem sido uma aliada na expansão das ações educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS). Com o programa Senar On, a instituição leva o ensino à distância para regiões rurais remotas, permitindo que mais pessoas tenham acesso à qualificação profissional.

A dinâmica do mercado de trabalho no agronegócio tem passado por mudanças significativas, e Mato Grosso do Sul se destaca como um dos estados que mais oferecem oportunidades no setor. Se antes o êxodo rural era uma realidade, hoje o movimento se inverte: muitas pessoas estão retornando ao campo, enquanto outras, vindas de grandes centros urbanos, escolhem o estado para carreira construir no agro.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), Lucas Galvan, ressalta essa transformação."A base da economia de MS é o agro, e o estado tem atraído muitos investimentos, com indústrias de celulose, frigoríficos e o setor sucroenergético. Hoje, estamos em condição de pleno emprego, com menos de 4% de desemprego, e há muitas oportunidades no campo. Além da boa remuneração e do crescimento profissional, há um fator cada vez mais valorizado: a qualidade de vida. O Senar/MS tem uma série de cursos para capacitar essas pessoas e prepará-las para esse novo cenário", relata.

Para atender à crescente demanda por capacitação, o Senar/MS segue investindo em inovação. Em 2025, a instituição prevê o lançamento de 23 novos cursos nas modalidades presenciais e a distância, além de sete Programas Especiais. “Nosso desafio agora é transformar 500 mil participações em um milhão, acompanhando a evolução do setor agropecuário e incorporando novas metodologias alinhadas aos avanços tecnológicos”, conclui Galvan.

Os interessados ​​em participar das capacitações podem buscar informações no Sindicato Rural de sua região ou acessar a agenda de cursos no site senarms.org.br e no aplicativo do Senar/MS.

 

Informações: Federação da Agricultura e Pecuária Mato Grosso do Sul