Sexta-feira marcada pelo retorno de instabilidades na região sul do Brasil

Área de baixa pressão canaliza muita umidade do norte ao sul favorecendo para volumes expressivos

12/12/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta sexta-feira (12) uma área de baixa pressão sobre o Paraguai reforça o transporte de umidade do Norte para o Sul, favorecendo grandes áreas de chuva, principalmente entre Paraná e Santa Catarina, onde há risco de temporais ao longo do dia. Porém, no Rio Grande do Sul, a chuva se concentra no extremo norte e noroeste do estado.

No Sudeste, a umidade volta a se espalhar e a chuva retorna em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, com pancadas fortes no interior paulista e mineiro, além de possibilidade de temporais isolados. Agora no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul segue sob risco de temporais fortes, especialmente no oeste e sul do estado. Já Mato Grosso e Goiás têm pancadas mais regulares, porém localmente intensas.

Agora na faixa nordestina do país, chove no oeste e sul da Bahia, além de Maranhão e Piauí, com possibilidade de pancadas fortes e rajadas de vento. Ceará também pode ter chuva, influenciada pela umidade vinda do oceano. No Norte, as pancadas mais intensas ocorrem em Amazonas, Rondônia, grande parte do Pará e Tocantins.