Sexta-feira segue com chuva intensa em várias regiões do Brasil e tempo firme no Sul

Sudeste e parte do Norte seguem em alerta para temporais, enquanto o Sul registra elevação das temperaturas

23/01/2026 às 00:03 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

A semana chega ao fim ainda sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que continua provocando áreas de instabilidade em várias regiões do país. A atuação desse sistema mantém a chuva frequente e, em alguns pontos, volumosa, aumentando o risco de transtornos.

Nas regiões Norte, parte do Centro-Oeste e principalmente no Sudeste, a previsão indica novos temporais, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A chuva segue persistente e com altos acumulados, o que preocupa devido ao solo já bastante encharcado, elevando o risco de impactos tanto no campo quanto nas áreas urbanas.

Em contraste, a Região Sul terá uma sexta-feira de tempo firme. A chuva perde força nos três estados e, com o enfraquecimento da massa de ar polar, as temperaturas entram em elevação, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no interior do Paraná.

No Centro-Sul do país, o Mato Grosso do Sul segue com tempo quente, predominância de sol e variação de nuvens, com o calor se intensificando ao longo do dia. Em São Paulo, a chuva também diminui, ficando restrita a pancadas isoladas no corredor leste, litoral paulista e áreas de divisa com Minas Gerais. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, como Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, a previsão é de chuvas frequentes e temporais, com volumes elevados ao longo do dia.

Na Região Norte, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados, com atenção especial para Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, onde os volumes podem provocar transtornos. No Nordeste, a chuva continua significativa no oeste da Bahia, influenciada pela ZCIT, além de atingir Maranhão, Piauí e áreas do Ceará. No Amapá, o tempo permanece instável e carregado.

Informações: ClimaTempo