Sistemas agroflorestais em bases agroecológicas crescem em MS
Ter planejamento nos processos agroflorestais é importante
Sistemas Agroflorestais
Os Sistemas Agroflerestais em Bases Agroecológicas, são sistemas que envolvem diversidades de espécies de árvores, prioritariamente nativas ou consorciadas com árvores exóticas, que são consorciadas com espécies agrícolas.
Tem arranjos diversificados, envolvendo variedades de espécies vegetais implantadas ao mesmo tempo. Os sistemas se transformam em função das espécies utilizadas nos ambientes de produção agro ecológicas. De acordo com pesquisadores da Embrapa, como o processo envolve uma diversidade maior de espécies de árvores, denominadas de arbóreas e arbustívas, prioritariamente nativas, a escolha depende da localidade em que o produtor se encontra.
Ter planejamento nos processos agroflorestais é importante, a final se trata de sistemas perenes. A Embrapa Agropecuária Oeste, fez alguns estudos onde foram apresentados lacunas de viabilidade financeira, as vezes no início e no meio do processo. Para solucionar o problema, a Unidade de pesquisa tem elaborado arranjos Agroflorestais a partir de conhecimentos existentes, proporcionando avaliações de viabilidade financeira ao longo de vinte anos.