Soja: Indea confirma primeiro caso de ferrugem asiática em MT
Segundo entidade, caso é referente à amostra coletada no município de Campo Verde

Foto: Divulgação Assessoria Indea
O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/22 foi confirmado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O caso é referente à amostra coletada pelos fiscais do órgão no município de Campo Verde, há 142 km da capital Cuiabá.
As folhas foram coletadas no dia 11 deste mês, recebidas e analisadas no Laboratório de Sanidade Vegetal da entidade dia 12.
O estudo detectou ferrugem nas cultivares 75HO111 CI IPRO, em plantas no estádio R7, que foram semeadas em outubro de 2021. A análise constatou o equivalente a 0,23 lesões por folha, concluindo que a doença foi detectada num padrão de infecção leve.
“A alta umidade favorece a infecção do fungo na planta e ressalta a importância dos produtores monitorarem suas lavouras de soja”, explicou a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral.
A doença é uma dos principais transtornos da cultura da soja, causado pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Seu principal impacto é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, o que reduz a produtividade.
Com informações Indea.