Temperaturas voltam a se elevar nesta quarta-feira
Umidade do ar segue crítica no interior do Brasil
Nesta quarta-feira (31), a frente fria ainda atuará na altura do Nordeste, reforçando as instabilidades no sul da Bahia. Entre Maceió e Recife, o dia ficará com um pouco mais de nuvens e pode chover a qualquer hora, enquanto as demais áreas da costa leste terão apenas chuvas isoladas.
No Norte, há previsão de pancadas de chuva sobre a metade norte da região, sendo mais intensas no noroeste do Amazonas.
A massa de ar frio de origem polar já começa a se deslocar para o oceano e, com isso, as temperaturas entrarão em gradual elevação no Centro-Sul do Brasil, não havendo mais risco de geada.
No litoral do Paraná e norte de Santa Catarina, a quarta-feira deve começar com alguma chuva devido ao transporte de umidade do oceano contra a costa, mas a tendência é de enfraquecimento das instabilidades ao longo do dia, e o tempo voltará a ficar firme. Grande parte da região Sul terá sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação, assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os ventos ainda podem soprar com moderada intensidade desde o centro-norte gaúcho até o Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Matopiba, o que pode atrapalhar a aplicação de defensivos agrícolas no interior do Brasil. No entanto, o tempo seco continuará predominando, favorecendo as atividades no campo. Destaque para as temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar entre Mato Grosso, Goiás e no Matopiba, o que pode favorecer a formação de novos focos de incêndio.
Fonte: Climatempo
Foto: Saul Scharamm